Olá AMigos !!!
Quero deixar aqui registrado meu desejo de um feliz 2010 pra todos nós.
Que em 2010 novos sonhos, projetos e planos se realizem.
Agradeço a cada um pela visita no blog, pelas conversas nas ruas, pelo apoio e o desejo é só um: Servir.
E que em 2010 estejamos juntos para uma Louveira cada vez melhor.
COnte comigo sempre !
O Futuro é Agora !!!
Abraços a todos
Seu amigo,
Ricardo Barbosa
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Bullying Escolar
É comum encontrar entre os adultos uma quantidade considerável que tráz consigo as marcas dos traumas que adquiriram nos bancos escolares. São seqüelas que se evidenciam pelos prejuízos em aspectos essenciais à realização na vida, como dificuldades de lidar com perdas, relações afetivas, familiares e sociais, ou no desempenho profissional. Essas pessoas foram submetidas às diversas formas de maus-tratos psicológicos, verbais, físicos, morais, sexuais e materiais, através de zoações, apelidos pejorativos, difamações, ameaças, perseguições, exclusões. Brincadeiras próprias da idade? Não. Esses atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente, em desigualdade de poder, caracterizam o bullying escolar.
O bullying tem sido ao longo do tempo, motivo de traumas e sofrimentos para muitos, sendo ignorado pela maioria das pessoas, por acreditar tratar-se de "brincadeiras próprias da idade" ou ser necessário ao amadurecimento do indivíduo, sem, contudo, considerar os danos causados aos envolvidos.
Os estudos sobre o bullying escolar tiveram início na Suécia, na década de 70 e na Noruega, na década de 80. Aos poucos, vem se intensificando nas escolas dos mais diversos países, sendo possível quantificá-lo em índices que variam de 5% a 35% de envolvimento. No Brasil, os estudos são recentes, motivo pelo qual a maioria dos brasileiros desconhece o tema, sua gravidade e abrangência. Pesquisas realizadas na região de São José do Rio Preto, interior paulista, (FANTE, 2000/03) e no município do Rio de Janeiro, (ABRAPIA, 2002), com o intuito de reconhecer a incidência bullying, revelaram que, em média, 45% dos estudantes de escolas públicas e privadas, estão envolvidos no fenômeno. Estudos desenvolvidos pelo Instituto SM para a Educação, em cinco países (Espanha, Argentina, México, Chile, Brasil), evidenciaram que o Brasil se tornou campeão em bullying.
Sem termo equivalente na língua portuguesa, que expresse sua abrangência e formas de ataques, o tema desperta crescente interesse e preocupação entre os pais e profissionais das áreas de educação, saúde e segurança pública, devido aos prejuízos emocionais causados e por seu poder propagador capaz de envolver crianças nos primeiros anos de escolaridade.
O comportamento bullying pode ser identificado em qualquer faixa etária e nível de escolaridade. Entre três e quatro anos, podemos perceber tanto o comportamento abusivo, manipulador, dominador, quanto o passivo, submisso e indefeso. Porém, a maior incidência está entre os alunos de 3ª a 8ª séries, período em que, progressivamente, os papéis dos protagonistas se definem com maior clareza.
Estudos demonstraram que a média de idade de maior incidência entre os agressores, situa-se na casa dos 13 a 14 anos, enquanto que as vítimas possuem em média, 11 anos. Fato que vem a comprovar que os papéis dos protagonistas e as formas de maus-tratos empregadas se intensificam, conforme aumenta o grau de escolaridade.
Entre os adolescentes, uma prática que se torna comum, a cada dia, são os ataques virtuais, denominado de cyberbullying. É caracterizado pelo uso de ferramentas das modernas tecnologias de comunicação e de informação, principalmente através de celulares e da internet. Fofocas, difamações, fotografias montadas e divulgadas em sites e no orkut, seguidas de comentários racistas e sexistas, e-mails ameaçadores, uma verdadeira rede de intrigas, que envolve alunos e professores.
Geralmente, os ataques são produzidos por um grupo de agressores, reduzindo as possibilidades de defesa das vítimas. As estratégias de ataques, normalmente, são ardilosas e sutis, expondo as vítimas ao medo, à humilhação e ao constrangimento público. Os agressores se valem de sua força física ou psicológica, além da sua popularidade para dominar, subjugar e colocar sob pressão, o "bode expiatório". Entretanto, torna-se evidente entre eles a insegurança, a necessidade de chamar a atenção para si, de pertencer a um grupo, de dominar, associado à inabilidade de expressar seus sentimentos e emoções. Por isso, a escolha das vítimas, privilegia aquelas que não dispõe de habilidades de defesa.
Com o tempo, as vítimas se sentem solitárias, incompreendidas e excluídas de um contexto que prima pela inclusão de todos. As conseqüências do bullying incidem no processo de socialização e de aprendizagem, bem como na saúde física e emocional, especialmente das vítimas, que se isolam dos demais, carregando consigo uma série de sentimentos negativos que comprometem a estruturação da personalidade e da auto-estima, além da incerteza de estarem em um ambiente educativo seguro, onde possam se desenvolver plenamente. Em casos extremos, algumas vítimas executam seus planos de vingança, seguidos de suicídio.
Nos Estados Unidos, pelo menos 37 tiroteios ocorridos em escolas foram atribuídos ao bullying. O massacre de Columbine é um exemplo de como a vítima pode se transformar em agressor. Na pacata cidade de Taiuva (SP), após anos de ridicularizações, um jovem entra armado na escola, atira contra 50 estudantes e dá cabo à existência. Em Remanso (BA), um adolescente mata seu agressor principal, um garoto de 13 anos e a secretária do curso de informática.. Em Petrolina (PE), uma adolescente e seu colega asfixiam uma garota de 13 anos, por ser alvo de apelidos pejorativos.
O bullying é um fenômeno psicossocial expansivo, por isso considerado epidêmico, comprometedor do pleno desenvolvimento do indivíduo, por suas conseqüências psicológicas, emocionais, sociais e cognitivas, que se estendem para além do período acadêmico.
Dentre as causas desse tipo de comportamento podemos citar os modelos educativos introjetados na primeira infância. O tipo de experiência vivenciada pela criança no ambiente familiar, poderá predispô-la a tornar-se uma protagonista do fenômeno. Para o seu pleno desenvolvimento a criança necessita sentir-se amada, valorizada, aceita, incentivada à auto-expressão e ao diálogo, principalmente na adolescência, porém a noção de limites precisa ser estabelecida com firmeza e com coerência.
No entanto, quando no ambiente familiar há o predomínio de superproteção, modelo que inibe o desenvolvimento da capacidade de autonomia, de tomada de decisões, de exploração do ambiente e de defesa; ou o perfeccionismo, com alto nível de exigências e cobranças, mais do que elogios; ou a ambivalência, onde constantemente ocorre oscilação do humor, gerando muita insegurança pessoal; ou autoritarismo, com práticas educativas que se valem de agressões verbais, morais, psicológicas ou físicas; esses ingredientes psíquicos isolados ou somados, favorecem o envolvimento da criança em comportamentos bullying logo no início de sua experiência de socialização educacional.
São cinco os papéis que caracterizam este fenômeno: vítimas típicas, vítimas provocadoras, vítimas agressoras, agressores e espectadores. Algumas constatações entre os envolvidos: é comum que quem sofreu alguma das formas de ataque reproduza os maus-tratos sofridos; os tipos de conseqüências são abrangentes, de acordo com as características de cada indivíduo e das características psicodinâmicas de sua família; as vítimas encontram dificuldade de buscar ajuda e quando buscam sentem dificuldade de serem compreendidas, além do temor em relação à resposta dos pais, ou de que a sua denúncia agrave ainda mais o seu problema.
Dessa forma, estamos diante de um grande desafio. As dimensões identificadas do problema, nos remetem a olharmos para a lacuna que se evidencia na convivência familiar e escolar, pois é notório entre os alunos a carência afetiva e a ausência de modelos humanistas que lhes sirvam de referencial. Por isso, é necessário que as instituições de ensino invistam em conscientizar seus profissionais, pais e alunos sobre a relevância desse tema e desenvolvam estratégias preventivas, em parcerias com os diversos segmentos sociais, visando educar para a paz. E que a prática da solidariedade, cooperação, tolerância, empatia, respeito às diferenças e compaixão caracterizem a atitude de amor das instituições de ensino e da família, em busca da construção da paz.
Cleo Fante. Graduada em História e Pedagogia. Pós-graduada em Didática do Ensino Superior. Doutoranda em Ciências da Educação. Pesquisadora pioneira no Brasil, sobre o Bullying Escolar. Autora do livro Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para paz (Verus Editora). Autora do programa antibullying "Educar para a Paz". Diretora Geral do Cemeobes (Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar). Conferencista.
O bullying tem sido ao longo do tempo, motivo de traumas e sofrimentos para muitos, sendo ignorado pela maioria das pessoas, por acreditar tratar-se de "brincadeiras próprias da idade" ou ser necessário ao amadurecimento do indivíduo, sem, contudo, considerar os danos causados aos envolvidos.
Os estudos sobre o bullying escolar tiveram início na Suécia, na década de 70 e na Noruega, na década de 80. Aos poucos, vem se intensificando nas escolas dos mais diversos países, sendo possível quantificá-lo em índices que variam de 5% a 35% de envolvimento. No Brasil, os estudos são recentes, motivo pelo qual a maioria dos brasileiros desconhece o tema, sua gravidade e abrangência. Pesquisas realizadas na região de São José do Rio Preto, interior paulista, (FANTE, 2000/03) e no município do Rio de Janeiro, (ABRAPIA, 2002), com o intuito de reconhecer a incidência bullying, revelaram que, em média, 45% dos estudantes de escolas públicas e privadas, estão envolvidos no fenômeno. Estudos desenvolvidos pelo Instituto SM para a Educação, em cinco países (Espanha, Argentina, México, Chile, Brasil), evidenciaram que o Brasil se tornou campeão em bullying.
Sem termo equivalente na língua portuguesa, que expresse sua abrangência e formas de ataques, o tema desperta crescente interesse e preocupação entre os pais e profissionais das áreas de educação, saúde e segurança pública, devido aos prejuízos emocionais causados e por seu poder propagador capaz de envolver crianças nos primeiros anos de escolaridade.
O comportamento bullying pode ser identificado em qualquer faixa etária e nível de escolaridade. Entre três e quatro anos, podemos perceber tanto o comportamento abusivo, manipulador, dominador, quanto o passivo, submisso e indefeso. Porém, a maior incidência está entre os alunos de 3ª a 8ª séries, período em que, progressivamente, os papéis dos protagonistas se definem com maior clareza.
Estudos demonstraram que a média de idade de maior incidência entre os agressores, situa-se na casa dos 13 a 14 anos, enquanto que as vítimas possuem em média, 11 anos. Fato que vem a comprovar que os papéis dos protagonistas e as formas de maus-tratos empregadas se intensificam, conforme aumenta o grau de escolaridade.
Entre os adolescentes, uma prática que se torna comum, a cada dia, são os ataques virtuais, denominado de cyberbullying. É caracterizado pelo uso de ferramentas das modernas tecnologias de comunicação e de informação, principalmente através de celulares e da internet. Fofocas, difamações, fotografias montadas e divulgadas em sites e no orkut, seguidas de comentários racistas e sexistas, e-mails ameaçadores, uma verdadeira rede de intrigas, que envolve alunos e professores.
Geralmente, os ataques são produzidos por um grupo de agressores, reduzindo as possibilidades de defesa das vítimas. As estratégias de ataques, normalmente, são ardilosas e sutis, expondo as vítimas ao medo, à humilhação e ao constrangimento público. Os agressores se valem de sua força física ou psicológica, além da sua popularidade para dominar, subjugar e colocar sob pressão, o "bode expiatório". Entretanto, torna-se evidente entre eles a insegurança, a necessidade de chamar a atenção para si, de pertencer a um grupo, de dominar, associado à inabilidade de expressar seus sentimentos e emoções. Por isso, a escolha das vítimas, privilegia aquelas que não dispõe de habilidades de defesa.
Com o tempo, as vítimas se sentem solitárias, incompreendidas e excluídas de um contexto que prima pela inclusão de todos. As conseqüências do bullying incidem no processo de socialização e de aprendizagem, bem como na saúde física e emocional, especialmente das vítimas, que se isolam dos demais, carregando consigo uma série de sentimentos negativos que comprometem a estruturação da personalidade e da auto-estima, além da incerteza de estarem em um ambiente educativo seguro, onde possam se desenvolver plenamente. Em casos extremos, algumas vítimas executam seus planos de vingança, seguidos de suicídio.
Nos Estados Unidos, pelo menos 37 tiroteios ocorridos em escolas foram atribuídos ao bullying. O massacre de Columbine é um exemplo de como a vítima pode se transformar em agressor. Na pacata cidade de Taiuva (SP), após anos de ridicularizações, um jovem entra armado na escola, atira contra 50 estudantes e dá cabo à existência. Em Remanso (BA), um adolescente mata seu agressor principal, um garoto de 13 anos e a secretária do curso de informática.. Em Petrolina (PE), uma adolescente e seu colega asfixiam uma garota de 13 anos, por ser alvo de apelidos pejorativos.
O bullying é um fenômeno psicossocial expansivo, por isso considerado epidêmico, comprometedor do pleno desenvolvimento do indivíduo, por suas conseqüências psicológicas, emocionais, sociais e cognitivas, que se estendem para além do período acadêmico.
Dentre as causas desse tipo de comportamento podemos citar os modelos educativos introjetados na primeira infância. O tipo de experiência vivenciada pela criança no ambiente familiar, poderá predispô-la a tornar-se uma protagonista do fenômeno. Para o seu pleno desenvolvimento a criança necessita sentir-se amada, valorizada, aceita, incentivada à auto-expressão e ao diálogo, principalmente na adolescência, porém a noção de limites precisa ser estabelecida com firmeza e com coerência.
No entanto, quando no ambiente familiar há o predomínio de superproteção, modelo que inibe o desenvolvimento da capacidade de autonomia, de tomada de decisões, de exploração do ambiente e de defesa; ou o perfeccionismo, com alto nível de exigências e cobranças, mais do que elogios; ou a ambivalência, onde constantemente ocorre oscilação do humor, gerando muita insegurança pessoal; ou autoritarismo, com práticas educativas que se valem de agressões verbais, morais, psicológicas ou físicas; esses ingredientes psíquicos isolados ou somados, favorecem o envolvimento da criança em comportamentos bullying logo no início de sua experiência de socialização educacional.
São cinco os papéis que caracterizam este fenômeno: vítimas típicas, vítimas provocadoras, vítimas agressoras, agressores e espectadores. Algumas constatações entre os envolvidos: é comum que quem sofreu alguma das formas de ataque reproduza os maus-tratos sofridos; os tipos de conseqüências são abrangentes, de acordo com as características de cada indivíduo e das características psicodinâmicas de sua família; as vítimas encontram dificuldade de buscar ajuda e quando buscam sentem dificuldade de serem compreendidas, além do temor em relação à resposta dos pais, ou de que a sua denúncia agrave ainda mais o seu problema.
Dessa forma, estamos diante de um grande desafio. As dimensões identificadas do problema, nos remetem a olharmos para a lacuna que se evidencia na convivência familiar e escolar, pois é notório entre os alunos a carência afetiva e a ausência de modelos humanistas que lhes sirvam de referencial. Por isso, é necessário que as instituições de ensino invistam em conscientizar seus profissionais, pais e alunos sobre a relevância desse tema e desenvolvam estratégias preventivas, em parcerias com os diversos segmentos sociais, visando educar para a paz. E que a prática da solidariedade, cooperação, tolerância, empatia, respeito às diferenças e compaixão caracterizem a atitude de amor das instituições de ensino e da família, em busca da construção da paz.
Cleo Fante. Graduada em História e Pedagogia. Pós-graduada em Didática do Ensino Superior. Doutoranda em Ciências da Educação. Pesquisadora pioneira no Brasil, sobre o Bullying Escolar. Autora do livro Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para paz (Verus Editora). Autora do programa antibullying "Educar para a Paz". Diretora Geral do Cemeobes (Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar). Conferencista.
Bullying por Rubem Alves
Eu fui vítima dele. Por causa dele, odiei a escola. Nas minhas caminhadas passadas, eu o via diariamente. Naquela adolescente gorda de rosto inexpressivo que caminhava olhando para o chão. E naquela outra, magricela, sem seios, desengonçada, que ia sozinha para a escola. Havia grupos de meninos e meninas que iam alegremente, tagarelando, se exibindo, pelo mesmo caminho. Mas eles não convidavam nem a gorda nem a magricela. "Bullying" é o nome dele. Dediquei-me a escrever sobre os sofrimentos a que crianças e adolescentes são submetidos em virtude dos absurdos das práticas escolares, mas nunca pensei sobre as dores que alunos infligem a colegas seus. Talvez eu preferisse ficar na ilusão de que todos os jovens são vítimas. Não são. Crianças e adolescentes podem ser cruéis."Bullying." Fica o nome em inglês porque não se encontrou palavra em nossa língua que seja capaz de dizer o que "bullying" diz. "Bully" é o valentão: um menino que, por sua força e sua alma deformada pelo sadismo, tem prazer em bater nos mais fracos e intimidá-los. Vez por outra, crianças e adolescentes têm desentendimentos e brigam. São brigas que têm uma razão. São acidentes. Acontecem e pronto. Não é possível fazer uma sociologia dessas brigas. Depois delas, os briguentos podem fazer as pazes e se tornar amigos de novo. Isso nada tem a ver com "bullying". No "bullying", um indivíduo - o valentão - ou um grupo escolhe a vítima que vai ser seu "saco de pancadas". A razão? Nenhuma. Sadismo. Eles "não vão com a cara" da vítima. É preciso que a vítima seja fraca, que não saiba se defender. Se ela fosse forte e soubesse se defender, a brincadeira não teria graça.
A vítima é uma peteca: todos batem nela e ela vai de um lado para outro sem reagir. Pode-se fazer uma sociologia do "bullying" porque ele envolve muitas pessoas e tem continuidade no tempo. A cada novo dia, ao se preparar para a escola, a vítima sabe o que a aguarda. Até) agora, tenho usado o artigo masculino, mas o "bullying" não é) monopólio dos meninos. As meninas também usam outros tipos de força que não a dos punhos. E o terrível é que a vítima sabe que não há jeito de fugir. Ela não conta aos pais, por vergonha e medo. Não conta aos professores porque sabe que isso só poderá tornar ainda pior a violência dos colegas. Ela está condenada ? solidão. E ao medo acrescenta-se o ódio.
A vítima sonha com vingança. Deseja que seus algozes morram. Vez por outra, ela toma providências para ver seu sonho realizado. As armas podem torná-la forte. Na maioria dos casos, o "bullying" não se manifesta por meio de agressão física, mas por meio de agressão verbal e de atitudes. Isolamento, caçoada, apelidos. Aprendemos com os animais. Um ratinho preso numa gaiola absorve a informação rapidamente. Uma alavanca lhe dá comida. Outra alavanca produz choques. Depois de dois choques, o ratinho não mais tocará a alavanca que produz choques. Mas tocará a alavanca da comida sempre que tiver fome. As experiências de dor produzem afastamento. O ratinho continuará a não tocar a alavanca que produz choque ainda que os psicólogos que fazem o experimento tenham desligado o choque e tenham ligado a alavanca comida.
Experiências de dor bloqueiam o desejo de explorar. O fato é que o mundo do ratinho ficou ordenado. Ele sabe o que fazer. Imaginem, agora, que uns psicólogos sádicos resolvam submeter o ratinho a uma experiência de horror: ele levará choques em lugares e momentos imprevistos ainda que não toque em nada. O ratinho está perdido. Ele não tem formas de organizar o seu mundo. Não há nada que ele possa fazer. Seus desejos, imagino, seriam dois. Primeiro: destruir a gaiola, se pudesse, e fugir. Isso não sendo possível, ele optaria pelo suicídio.
Edimar era um jovem tímido de 18 anos que vivia na cidade de Taiúva, no Estado de São Paulo. Seus colegas fizeram-no motivo de chacota porque ele era muito gordo. Puseram-lhe os apelidos de "gordo", "mongolóide", "elefante cor-de-rosa" e "vinagrão", por tomar vinagre de maçã todos os dias, no seu esforço para emagrecer. No dia 27 de janeiro de 2003, ele entrou na escola armado e atirou contra seis alunos, uma professora e o zelador, matando-se a seguir.
Luis Antônio era um garoto de 11 anos. Mudando-se de Natal para Recife por causa do seu sotaque, passou a ser objeto da violência de colegas. Batiam nele, empurravam-no, davam-lhe murros e chutes. Na manhã do dia fatídico, antes do início das aulas, apanhou de alguns meninos que o ameaçaram com a "hora da saída". Por volta das 10h30, saiu correndo da escola e nunca mais foi visto. Um corpo com características semelhantes ao dele, em estado de putrefação, foi conduzido ao IML (Instituto Médico Legal) para perícia.
Achei que seria próprio falar sobre o "bullying" na seqüência do meu artigo sobre o tato que se iniciou com: "O tato é o sentido que marca, no corpo, a divisa entre os deuses Eros, do amor, e Tânatos, da morte. É por meio do tato que o amor se realiza. É no lugar do tato que a tortura acontece".
O "bullying é a forma escolar da tortura.
fonte: Portal Aprendiz, 03/06/2005
A vítima é uma peteca: todos batem nela e ela vai de um lado para outro sem reagir. Pode-se fazer uma sociologia do "bullying" porque ele envolve muitas pessoas e tem continuidade no tempo. A cada novo dia, ao se preparar para a escola, a vítima sabe o que a aguarda. Até) agora, tenho usado o artigo masculino, mas o "bullying" não é) monopólio dos meninos. As meninas também usam outros tipos de força que não a dos punhos. E o terrível é que a vítima sabe que não há jeito de fugir. Ela não conta aos pais, por vergonha e medo. Não conta aos professores porque sabe que isso só poderá tornar ainda pior a violência dos colegas. Ela está condenada ? solidão. E ao medo acrescenta-se o ódio.
A vítima sonha com vingança. Deseja que seus algozes morram. Vez por outra, ela toma providências para ver seu sonho realizado. As armas podem torná-la forte. Na maioria dos casos, o "bullying" não se manifesta por meio de agressão física, mas por meio de agressão verbal e de atitudes. Isolamento, caçoada, apelidos. Aprendemos com os animais. Um ratinho preso numa gaiola absorve a informação rapidamente. Uma alavanca lhe dá comida. Outra alavanca produz choques. Depois de dois choques, o ratinho não mais tocará a alavanca que produz choques. Mas tocará a alavanca da comida sempre que tiver fome. As experiências de dor produzem afastamento. O ratinho continuará a não tocar a alavanca que produz choque ainda que os psicólogos que fazem o experimento tenham desligado o choque e tenham ligado a alavanca comida.
Experiências de dor bloqueiam o desejo de explorar. O fato é que o mundo do ratinho ficou ordenado. Ele sabe o que fazer. Imaginem, agora, que uns psicólogos sádicos resolvam submeter o ratinho a uma experiência de horror: ele levará choques em lugares e momentos imprevistos ainda que não toque em nada. O ratinho está perdido. Ele não tem formas de organizar o seu mundo. Não há nada que ele possa fazer. Seus desejos, imagino, seriam dois. Primeiro: destruir a gaiola, se pudesse, e fugir. Isso não sendo possível, ele optaria pelo suicídio.
Edimar era um jovem tímido de 18 anos que vivia na cidade de Taiúva, no Estado de São Paulo. Seus colegas fizeram-no motivo de chacota porque ele era muito gordo. Puseram-lhe os apelidos de "gordo", "mongolóide", "elefante cor-de-rosa" e "vinagrão", por tomar vinagre de maçã todos os dias, no seu esforço para emagrecer. No dia 27 de janeiro de 2003, ele entrou na escola armado e atirou contra seis alunos, uma professora e o zelador, matando-se a seguir.
Luis Antônio era um garoto de 11 anos. Mudando-se de Natal para Recife por causa do seu sotaque, passou a ser objeto da violência de colegas. Batiam nele, empurravam-no, davam-lhe murros e chutes. Na manhã do dia fatídico, antes do início das aulas, apanhou de alguns meninos que o ameaçaram com a "hora da saída". Por volta das 10h30, saiu correndo da escola e nunca mais foi visto. Um corpo com características semelhantes ao dele, em estado de putrefação, foi conduzido ao IML (Instituto Médico Legal) para perícia.
Achei que seria próprio falar sobre o "bullying" na seqüência do meu artigo sobre o tato que se iniciou com: "O tato é o sentido que marca, no corpo, a divisa entre os deuses Eros, do amor, e Tânatos, da morte. É por meio do tato que o amor se realiza. É no lugar do tato que a tortura acontece".
O "bullying é a forma escolar da tortura.
fonte: Portal Aprendiz, 03/06/2005
Mais um projeto aprovado
Olá Amigos.
Quero partilhar com vocês a alegria de mais um projeto aprovado.
Foi o Projeto que inclui no projeto pedagógico municipal a Prevenção e Combate ao Bullying.
Agora é aguardar pra que o prefeito sancione e que coloque em prática em 2010,.
Vou colocar outros posts sobre esse assunto.
abraços
Ricardo Barbosa
Quero partilhar com vocês a alegria de mais um projeto aprovado.
Foi o Projeto que inclui no projeto pedagógico municipal a Prevenção e Combate ao Bullying.
Agora é aguardar pra que o prefeito sancione e que coloque em prática em 2010,.
Vou colocar outros posts sobre esse assunto.
abraços
Ricardo Barbosa
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Formatura Senac
Olá Amigos !
Ontem estive na Formatura da Turma do Curso de Educação para o Trabalho do Senac que aconteceu na Câmara.
Quero parabenizar a todos os formandos, professores, funcionários, e dar aos parabéns a Prefeitura por essa bela parceria com o Senac.
Aproveito para desejar a todos um bom final de semana.
abraços
Ricardo Barbosa
Ontem estive na Formatura da Turma do Curso de Educação para o Trabalho do Senac que aconteceu na Câmara.
Quero parabenizar a todos os formandos, professores, funcionários, e dar aos parabéns a Prefeitura por essa bela parceria com o Senac.
Aproveito para desejar a todos um bom final de semana.
abraços
Ricardo Barbosa
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Dia de Sessão
E aí amigos, espero que estejam bem !!!
Hoje o dia promete, além dos compromissos profissionais teremos hoje a noite a sessão da câmara e também uma importante audiencia pública sobre o plano diretor de Louveira, uma pena e espero que não teha sido proposital , marcaram a audiencia no mesmo dia e horário da sessão.
Quero deixar registrado aqui também o site do movimento de Combate a Corrupção Eleitoral:
http://www.mcce.org.br/
As assinaturas estão sendo recolhidas e apresentadas à Câmara. Agora é hora de pressionar os deputados para que o projeto seja colocado em votação. Acesse o site e siga as orientações de como podemos fazer cobrar os deputados. Vale a pena !
E não esqueçam estou no twitter: www.twitter.com/rbarbosasouza
Sigam-me os bons.......
Abraços,
Ricardo Barbosa
Hoje o dia promete, além dos compromissos profissionais teremos hoje a noite a sessão da câmara e também uma importante audiencia pública sobre o plano diretor de Louveira, uma pena e espero que não teha sido proposital , marcaram a audiencia no mesmo dia e horário da sessão.
Quero deixar registrado aqui também o site do movimento de Combate a Corrupção Eleitoral:
http://www.mcce.org.br/
As assinaturas estão sendo recolhidas e apresentadas à Câmara. Agora é hora de pressionar os deputados para que o projeto seja colocado em votação. Acesse o site e siga as orientações de como podemos fazer cobrar os deputados. Vale a pena !
E não esqueçam estou no twitter: www.twitter.com/rbarbosasouza
Sigam-me os bons.......
Abraços,
Ricardo Barbosa
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Meu Twitter
Gente tinha esquecido, mas me rendi a tecnologia e também agora tenho twitter.
Quem quiser seguir:
www.twitter.com/rbarbosasouza
abraços
Ricardo Barbosa
Quem quiser seguir:
www.twitter.com/rbarbosasouza
abraços
Ricardo Barbosa
Boa Semana !!!!
E aí gente !!
Tô passando pra desejar boa semana pra todo mundo.
Essa semana tem reunião de comissão, estamos preparando e acertando os últimos detalhes a respeito do projeto de coleta de óleo que vai ser lançado mês que vem.
E o ano tá acabando né? Passou muito rápido, mas esse assunto é pra outra postagem.
Abraços
Ricardo Barbosa
Tô passando pra desejar boa semana pra todo mundo.
Essa semana tem reunião de comissão, estamos preparando e acertando os últimos detalhes a respeito do projeto de coleta de óleo que vai ser lançado mês que vem.
E o ano tá acabando né? Passou muito rápido, mas esse assunto é pra outra postagem.
Abraços
Ricardo Barbosa
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Dia de Sessão
E ae amigos,
Queria convidar se você puder comparecer na Câmara Municipal à partir das 19h30 tem Sessão Ordinária.
Venha participar e conhecer um pouco mais do que tá rolando na nossa cidade.
Espero te ver a noite !!!
Abraços
Ricardo Barbosa
Queria convidar se você puder comparecer na Câmara Municipal à partir das 19h30 tem Sessão Ordinária.
Venha participar e conhecer um pouco mais do que tá rolando na nossa cidade.
Espero te ver a noite !!!
Abraços
Ricardo Barbosa
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Projeto Aprovado
Na última sessão tive meu primeiro projeto aprovado. É o Projeto de Resolução que cria em Louveira o Parlamento Jovem.
Agora é esperar 2010 mobilizar as escolas e alunos para que a lei saia do papel e que os estudantes possam aprender sobre cidadania, tenham experiencia no legislativo e porque não sonhar que destes jovens que participarão do projeto possam sair politicos bons, é isso que espero.
Abraços,
Ricardo Barbosa
Agora é esperar 2010 mobilizar as escolas e alunos para que a lei saia do papel e que os estudantes possam aprender sobre cidadania, tenham experiencia no legislativo e porque não sonhar que destes jovens que participarão do projeto possam sair politicos bons, é isso que espero.
Abraços,
Ricardo Barbosa
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Sobre o Loteamento por Ricardo Barbosa
Na noite de ontem nos reunimos pra votar esse projeto de resolução. Para tanto, a Câmara criou uma comissão de vereadores para acompanhar o caso das casas do loteamento do Túlio.
Creio sim ser necessário a participação dos vereadores nesse processo e assim ajudarmos para que as pessoas possam ter seus direitos garantidos. No entanto, não acredito que a formação dessa comissão seja a resolução do problema.
Em uma reunião que contou com a maioria dos vereadores, foi decidida a criação desta comissão. A priori aceitei, assinei o projeto, por pensar ser uma solução viável naquele momento.
Mas aconteceu que ontem, no dia da votação, Dr Valter um dos advogados da casa, e, pelo que sei, o único advogado da Câmara com acesso às informações dos processos referentes ao caso das casas, nos informou que os vereadores teriam pouco a fazer pelos moradores do loteamento a respeito da questão jurídica.
Sendo assim, pensei: Para que criar uma outra comissão? Vamos entregar esse relatório pra quem? Porque não conversamos com o executivo antes de criarmos essa comissão?
E um dos motivos que justificam meu voto contrário a formação dessa comissão é o que diz o Artigo 64 do nosso regimento interno. Sei que alguns podem argumentar dizendo que a comissão de assuntos relevantes também está no regimento. Sim, isto é fato. Porém, ao meu ver, a formação de uma comissão sem uma conversa com moradores e o executivo não será eficaz, e no final das contas não ajudará em nada. Por isso opino que as comissões permanentes devem tratem o caso.
O artigo 64 fala sobre as Comissões Permanentes, em que cada comissão é formada por três membros. São elas:
Justiça e redação
Finanças e orçamento
Obras, Meio ambiente e Serviços Públicos
Educação, Saúde e Assistência Social
E o Artigo 65 nos diz quais são as competências da Comissão Permanente. Entre elas:
Inciso segundo: promover estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público
Inciso terceiro: acompanhar e fiscalizar as atividades e projetos dos órgãos e entidades da Administração municipal, inclusive quanto ao aspecto orçamentário.
Inciso sexto: receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas
Inciso sétimo: Convocar Secretário Municipal ou seu equivalente para prestar pessoalmente, no prazo de quinze dias, informações sobre o assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificativa adequada.
O Artigo 66 diz qual a competência especifica das comissões, entre elas assuntos relacionados ao meio ambiente e a promoção social.
Se o regimento interno já dá essa pregorrativa para as comissões permanentes, por que criar mais uma comissão?
Fico imaginando aqui o que faremos com o relatório dessa comissão. O que iremos propor para as pessoas? Segundo o que me foi informado, a população do loteamento já é contra a primeira idéia formulada pelos vereadores.
Na minha opinião, as comissões permanentes, que tem poder pra isso, poderiam primeiramente se reunir com o executivo, pensar sobre a situação, saber quais os processos, as atitudes da prefeitura. Depois ouvir o povo do loteamento, saber o que eles precisam e tentar intermediar isso. Entendo ser esse o papel do vereador: intermediador entre o povo e o executivo. Não adianta tomar ações que não irão reverter em beneficio para população.
Vou ajudar sim, intermediar, trabalhar junto com o povo, tentar chegar às conclusões e às respostas juntos. Afirmo que não tenho nada contra, ao contrário, atendi e continuarei atendendo as pessoas que ali moram dentro das minhas possibilidades. Não concordo com a maneira como a prefeitura conduziu a situação, sou contra os acontecidos na semana passada e com a criação da comissão.
Termino dizendo que é preciso sentarmos à mesa com os moradores, nos reunirmos o prefeito e juntos indicar o melhor caminho a ser trilhado.
Creio sim ser necessário a participação dos vereadores nesse processo e assim ajudarmos para que as pessoas possam ter seus direitos garantidos. No entanto, não acredito que a formação dessa comissão seja a resolução do problema.
Em uma reunião que contou com a maioria dos vereadores, foi decidida a criação desta comissão. A priori aceitei, assinei o projeto, por pensar ser uma solução viável naquele momento.
Mas aconteceu que ontem, no dia da votação, Dr Valter um dos advogados da casa, e, pelo que sei, o único advogado da Câmara com acesso às informações dos processos referentes ao caso das casas, nos informou que os vereadores teriam pouco a fazer pelos moradores do loteamento a respeito da questão jurídica.
Sendo assim, pensei: Para que criar uma outra comissão? Vamos entregar esse relatório pra quem? Porque não conversamos com o executivo antes de criarmos essa comissão?
E um dos motivos que justificam meu voto contrário a formação dessa comissão é o que diz o Artigo 64 do nosso regimento interno. Sei que alguns podem argumentar dizendo que a comissão de assuntos relevantes também está no regimento. Sim, isto é fato. Porém, ao meu ver, a formação de uma comissão sem uma conversa com moradores e o executivo não será eficaz, e no final das contas não ajudará em nada. Por isso opino que as comissões permanentes devem tratem o caso.
O artigo 64 fala sobre as Comissões Permanentes, em que cada comissão é formada por três membros. São elas:
Justiça e redação
Finanças e orçamento
Obras, Meio ambiente e Serviços Públicos
Educação, Saúde e Assistência Social
E o Artigo 65 nos diz quais são as competências da Comissão Permanente. Entre elas:
Inciso segundo: promover estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público
Inciso terceiro: acompanhar e fiscalizar as atividades e projetos dos órgãos e entidades da Administração municipal, inclusive quanto ao aspecto orçamentário.
Inciso sexto: receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas
Inciso sétimo: Convocar Secretário Municipal ou seu equivalente para prestar pessoalmente, no prazo de quinze dias, informações sobre o assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificativa adequada.
O Artigo 66 diz qual a competência especifica das comissões, entre elas assuntos relacionados ao meio ambiente e a promoção social.
Se o regimento interno já dá essa pregorrativa para as comissões permanentes, por que criar mais uma comissão?
Fico imaginando aqui o que faremos com o relatório dessa comissão. O que iremos propor para as pessoas? Segundo o que me foi informado, a população do loteamento já é contra a primeira idéia formulada pelos vereadores.
Na minha opinião, as comissões permanentes, que tem poder pra isso, poderiam primeiramente se reunir com o executivo, pensar sobre a situação, saber quais os processos, as atitudes da prefeitura. Depois ouvir o povo do loteamento, saber o que eles precisam e tentar intermediar isso. Entendo ser esse o papel do vereador: intermediador entre o povo e o executivo. Não adianta tomar ações que não irão reverter em beneficio para população.
Vou ajudar sim, intermediar, trabalhar junto com o povo, tentar chegar às conclusões e às respostas juntos. Afirmo que não tenho nada contra, ao contrário, atendi e continuarei atendendo as pessoas que ali moram dentro das minhas possibilidades. Não concordo com a maneira como a prefeitura conduziu a situação, sou contra os acontecidos na semana passada e com a criação da comissão.
Termino dizendo que é preciso sentarmos à mesa com os moradores, nos reunirmos o prefeito e juntos indicar o melhor caminho a ser trilhado.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Vereador Carlos Bezerra Junior em Louveira

Segue matéria do site do vereador carlos Bezerra jr do 1° Fórum de Cidadania que organizamos aqui com o apoio da Ivete e do pessoal dos Conselhos Municipais. abraços
Palestra sobre abuso infantil reúne especialistas e autoridades em Louveira
Publicado em 07/10/2009 às 16h25 - Por Assessoria de Imprensa
Carlos Bezerra Jr. ministrou palestra, na noite de terça-feira (6), na Câmara Municipal de Louveira, interior do Estado de São Paulo, sobre prevenção ao abuso sexual infanto-juvenil. O parlamentar atendeu a convite da secretária de educação da cidade, Ivete Nunes, e do vereador Ricardo Barbosa; a preleção reuniu cerca de 300 pessoas, entre educadores, conselheiros tutelares, profissionais de saúde, representante de ONGs, além do secretário de Segurança Pública.
A apresentação de Bezerra Jr. foi baseada na cartilha “7 Passos Para o Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil”, publicação produzida por seu mandato a partir da experiência do parlamentar na relatoria da CPI “da Pedofilia”, das leis criadas por ele nessa temática e de sua vivencia como médico plantonista de hospitais públicos da periferia da zona Leste de São Paulo.
A cartilha prevê sete etapas para combater o abuso sexual contra crianças. Funcionando como um guia prático, o material explica as diferenças entre exploração, violência e pornografia infantil, orienta pais e responsáveis a identificar possíveis situações de abuso, indica como o abusador age na maioria das vezes, e ensina a perceber na criança sinais físicos e psicológicos de violência. Além disso, a apostila complementa essas informações trazendo seis locais e telefones em que é possível fazer a denúncia sob total sigilo.
“A informação é uma arma fundamental no enfrentamento a esse problema. Poder municiar com dados e a partir do que tenho vivido e proposto em São Paulo gente que lida com crianças e adolescentes no dia-a-dia é uma ação estratégica. Além disso, esse tipo de iniciativa sensibiliza o olhar daqueles que criam políticas públicas, colocando a garantia dos direitos da infância como prioridade absoluta”, destacou o vereador e líder do PSDB.
Bruno Covas em Louveira
Olá Amigos !!! Tô postando algumas fotos da visita do Deputado Bruno Covas em Louveira no dia 08/10. Ele visitou a Cielo, foi entrvistado na rádio Novo Tempo e conheceu visitou o Jornall Folha de Louveira. Segue algumas fotos desse dia. Agradeço ao pessoal da rádio, da Cielo e do jornal Folha de Louveira
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Indicações
Mobilidade e juventude são preocupações do vereador Ricardo Barbosa
O vereador Ricardo Barbosa (DEM) (à direita) apresentou na última sessão no dia 15 de setembro duas indicações.
A primeira delas pede ao Executivo que cumpra a resolução 304 de 18 de dezembro de 2008 do Conselho Nacional de Transito, que dispõe sobre vagas destinadas a portadores de deficiência e com dificuldade de locomoção, no entanto o que o vereador acha de mais importante nessa resolução é que o órgão municipal de trânsito possa confeccionar o Cartão de Deficiente que é válido para todo Brasil. “Desta forma os cidadãos que precisam desse serviço não necessitariam se deslocar para outros municípios para serem atendidos”, destacou.
A outra solicitação foi a criação do Conselho Municipal da Juventude, que tem com objetivo, o debate e a participação da juventude principalmente na criação de políticas públicas de juventude, o vereador Ricardo acredita que os jovens precisam ser olhados com outros olhos, “temos políticas públicas para crianças e adolescentes e quase nada para juventude”, por isso a proposta para que Louveira a partir desse Conselho possa começar a ter políticas públicas de juventude dentro da sua agenda”, pediu.
Fonte: ACICCML
O vereador Ricardo Barbosa (DEM) (à direita) apresentou na última sessão no dia 15 de setembro duas indicações.
A primeira delas pede ao Executivo que cumpra a resolução 304 de 18 de dezembro de 2008 do Conselho Nacional de Transito, que dispõe sobre vagas destinadas a portadores de deficiência e com dificuldade de locomoção, no entanto o que o vereador acha de mais importante nessa resolução é que o órgão municipal de trânsito possa confeccionar o Cartão de Deficiente que é válido para todo Brasil. “Desta forma os cidadãos que precisam desse serviço não necessitariam se deslocar para outros municípios para serem atendidos”, destacou.
A outra solicitação foi a criação do Conselho Municipal da Juventude, que tem com objetivo, o debate e a participação da juventude principalmente na criação de políticas públicas de juventude, o vereador Ricardo acredita que os jovens precisam ser olhados com outros olhos, “temos políticas públicas para crianças e adolescentes e quase nada para juventude”, por isso a proposta para que Louveira a partir desse Conselho possa começar a ter políticas públicas de juventude dentro da sua agenda”, pediu.
Fonte: ACICCML
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Pronunciamento do dia 01/09
Segue meu pronunciamento na sessaõ do último dia 01/09
Boa Noite Senhor presidente, vereador João Leite.
Boa Noite ao vereador Reginaldo Lourençon, no qual cumprimento todos os vereadores.
Boa Noite aos presentes e aos que estão nos assistindo via internet.
Senhor presidente.
Venho com muita humildade, com senso de responsabilidade, com temor a Deus e também ao povo de Louveira que nos elegeu, para colocar a minha opinião sobre alguns fatos que vem acontecendo nessa Casa de Leis, acontecimentos estes que tem sido vinculados através da Rádio Novo Tempo e através do Jornal Folha de Louveira e principalmente nas conversas e andanças pela nossa cidade.
Para surpresa de todos nós, na última quinta feira, repentinamente somos todos avisados que no período da tarde às 15 hs no plenarinho haveria uma Coletiva de Imprensa para o lançamento do projeto sobre transparência na Câmara.
Como vereador fui participar da referida coletiva, mas senhor presidente, tenho que admitir que saí da coletiva entristecido.
Entristecido pela forma esse projeto aparece na Casa, repentinamente, sem consultar outros vereadores, arbitrariamente como se fosse um rolo compressor, tomando atitudes , extinguindo atos, sem ouvir ninguém, querendo mostrar assim uma pseudo transparência.
Entristecido por ter que ouvir um discurso piegas, sem nexo, sem pé nem cabeça do presidente, onde ao invés de falar sobre transparência preferiu discorrer sobre sua trajetória política.
Entristecido, pois quando perguntado pela imprensa a respeito da transparência, palavras do jornal, o presidente fugiu de responder as questões.
Os motivos de tristeza são muitos......
E na cabeça desse simples vereador ficam algumas duvidas:
Paga-se uma quantia perto de R$79.000,00 para confecção de 10
.000 leis orgânicas, já estou com orçamentos onde o mais caro que chegou até a minha mão é de R$ 28.000,00.
Isso sem falar na cartilha com erros de português, feita sem consentimento dos vereadores, que também custou próximo aos R$ 79.000,00
Sem se esquecer do som ambiente que pra surpresas de todos também custou próximo aos R$79.000,00 , e segundo informações levantadas pelo vereador Régis ficaria com valor bem mais em conta.
Qual o motivo de comprar mais um automóvel para a Câmara totalizando 5 veículos, se são apenas 4 motoristas ?
Isso sem falar na cortina, na cabine de som do plenarinho....
Então senhor presidente minha duvida é, como falar de transparência, onde até agora o que se viu foram atitudes de total falta de transparência ?
E agora de uma hora para outra, do nada, a presidência aparece com projeto um de transparência, como se fosse a salvação do mundo, como se todos os problemas estivessem resolvidos.
Revogando todas as licitações e convites, querendo mostrar assim uma atitude transparente. Para esse vereador nada mais do que uma jogada, e uma jogada muito mal feita de marketing.
Senhor presidente, quero deixar aqui meu registro de não concordância de como o senhor tem tomado as atitudes de interesse da casa.
Transparencia, Sim !!! É necessário, é um clamor do povo.
Por isso senhor presidente, creio ser um tempo de pararmos pra pensarmos, analisarmos a situação e tomar atitudes concretas para o bom andamento da casa, pois se continuar dessa maneira temo a situação ficar insustentável.
Muitos dizem que sou vereador de um mandato só, por causa de minhas atitudes. Não estou preocupado com isso. Prefiro ser sim de um mandato só, mas ter minha consciência tranqüila e ter a certeza de que o que caminhou comigo durante meu tempo de vida pública foi a verdade e ética. Bandeiras essas que carrego e carregarei mesmo que seja somente por 4 anos.
Termino conclamando as pessoas de bem, as pessoas que amam a cidade , que querem o bem de Louveira a participarem, se envolverem, pois vejo que esse é o único caminho para que haja transparência: a participação consciente .
De coração espero um tempo novo pra todos nós senhor presidente, e que o senhor se lembre que o poder e transitório, pessoas ficam, mas o governo vai.
Obrigado e Boa Noite !!!
Boa Noite Senhor presidente, vereador João Leite.
Boa Noite ao vereador Reginaldo Lourençon, no qual cumprimento todos os vereadores.
Boa Noite aos presentes e aos que estão nos assistindo via internet.
Senhor presidente.
Venho com muita humildade, com senso de responsabilidade, com temor a Deus e também ao povo de Louveira que nos elegeu, para colocar a minha opinião sobre alguns fatos que vem acontecendo nessa Casa de Leis, acontecimentos estes que tem sido vinculados através da Rádio Novo Tempo e através do Jornal Folha de Louveira e principalmente nas conversas e andanças pela nossa cidade.
Para surpresa de todos nós, na última quinta feira, repentinamente somos todos avisados que no período da tarde às 15 hs no plenarinho haveria uma Coletiva de Imprensa para o lançamento do projeto sobre transparência na Câmara.
Como vereador fui participar da referida coletiva, mas senhor presidente, tenho que admitir que saí da coletiva entristecido.
Entristecido pela forma esse projeto aparece na Casa, repentinamente, sem consultar outros vereadores, arbitrariamente como se fosse um rolo compressor, tomando atitudes , extinguindo atos, sem ouvir ninguém, querendo mostrar assim uma pseudo transparência.
Entristecido por ter que ouvir um discurso piegas, sem nexo, sem pé nem cabeça do presidente, onde ao invés de falar sobre transparência preferiu discorrer sobre sua trajetória política.
Entristecido, pois quando perguntado pela imprensa a respeito da transparência, palavras do jornal, o presidente fugiu de responder as questões.
Os motivos de tristeza são muitos......
E na cabeça desse simples vereador ficam algumas duvidas:
Paga-se uma quantia perto de R$79.000,00 para confecção de 10
.000 leis orgânicas, já estou com orçamentos onde o mais caro que chegou até a minha mão é de R$ 28.000,00.
Isso sem falar na cartilha com erros de português, feita sem consentimento dos vereadores, que também custou próximo aos R$ 79.000,00
Sem se esquecer do som ambiente que pra surpresas de todos também custou próximo aos R$79.000,00 , e segundo informações levantadas pelo vereador Régis ficaria com valor bem mais em conta.
Qual o motivo de comprar mais um automóvel para a Câmara totalizando 5 veículos, se são apenas 4 motoristas ?
Isso sem falar na cortina, na cabine de som do plenarinho....
Então senhor presidente minha duvida é, como falar de transparência, onde até agora o que se viu foram atitudes de total falta de transparência ?
E agora de uma hora para outra, do nada, a presidência aparece com projeto um de transparência, como se fosse a salvação do mundo, como se todos os problemas estivessem resolvidos.
Revogando todas as licitações e convites, querendo mostrar assim uma atitude transparente. Para esse vereador nada mais do que uma jogada, e uma jogada muito mal feita de marketing.
Senhor presidente, quero deixar aqui meu registro de não concordância de como o senhor tem tomado as atitudes de interesse da casa.
Transparencia, Sim !!! É necessário, é um clamor do povo.
Por isso senhor presidente, creio ser um tempo de pararmos pra pensarmos, analisarmos a situação e tomar atitudes concretas para o bom andamento da casa, pois se continuar dessa maneira temo a situação ficar insustentável.
Muitos dizem que sou vereador de um mandato só, por causa de minhas atitudes. Não estou preocupado com isso. Prefiro ser sim de um mandato só, mas ter minha consciência tranqüila e ter a certeza de que o que caminhou comigo durante meu tempo de vida pública foi a verdade e ética. Bandeiras essas que carrego e carregarei mesmo que seja somente por 4 anos.
Termino conclamando as pessoas de bem, as pessoas que amam a cidade , que querem o bem de Louveira a participarem, se envolverem, pois vejo que esse é o único caminho para que haja transparência: a participação consciente .
De coração espero um tempo novo pra todos nós senhor presidente, e que o senhor se lembre que o poder e transitório, pessoas ficam, mas o governo vai.
Obrigado e Boa Noite !!!
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assalto ao Contribuinte
Fico imaginando o estado de indignação do cidadão ao tomar conhecimento que está sendo tramado mais um assalto ao seu bolso. Difícil de crer, mas é verdade: os dois principais partidos da base governista se uniram para aprovar na Câmara Federal, e até setembro, a recriação da CPMF - batizada de Contribuição Social da Saúde. Nada justifica a articulação para o retorno do imposto do cheque. A não ser o péssimo costume do governo Lula de apelar para o aumento da carga tributária, toda vez que se sente em dificuldades em função do desequilíbrio fiscal provocado pelo aumento dos seus gastos correntes, em especial os de pessoal.
No exercício do meu mandato de deputado federal, votei pelo fim da antiga CPMF por considerar que ela não era mais necessária e que existiam outros meios para o financiamento da saúde. Da mesma forma, fui contra a criação da nova CPMF e mostrei que o governo fazia terrorismo ao dizer que sem o imposto do cheque haveria o caos na saúde. O mundo não se acabou, como o governo alardeava, e até hoje não surgiram fatos novos suficientemente fortes para justificar, aos olhos da sociedade, a imposição de mais um tributo. É pura cortina de fumaça a versão dos governistas de que a nova CPMF será recriada por causa da queda da arrecadação federal e da epidemia da gripe suína. É possível enfrentar estes problemas emergenciais por outros caminhos que não o da criação de um imposto permanente.
A carga tributária brasileira bateu novo recorde em 2008 e aproxima-se dos 40% do PIB. É um fardo pesado demais para o brasileiro que trabalha quatro meses por ano para as diversas esferas de governo. Só a União abocanha os proventos de três meses do trabalhador. Não há, portanto, espaço para que seja jogado em suas costas mais um tributo, o que recomenda a adoção de outro remédio para o enfrentamento dos problemas conjunturais: o corte da gordura governamental, com a melhoria da qualidade de seus gastos. Mesmo em plena crise, o governo Lula continuou a aumentar irresponsavelmente seus gastos correntes que cresceram a índice superior ao da queda da arrecadação federal.
Falta dinheiro para o financiamento da saúde porque o governo Lula prioriza outras áreas. Só em 2009 a União terá que fazer frente a uma nova despesa de R$ 20 bilhões em decorrência dos reajustes concedidos aos servidores e neste ano a despesa com pessoal chegará a 170 bilhões de reais. Na verdade, quando o governo mobiliza sua base parlamentar para recriar a CPMF não o faz para financiar a saúde. O faz para colocar mais dinheiro em caixa em uma conjuntura que sua conta não fecha. E não há como fechar, se ele gasta mais do que arrecada.
Paulo Renato de Souza
O assalto ao contribuinte esbarrará na resistência da sociedade e dos partidos de oposição. Não está dado que o governo conseguirá o seu intento de meter a mão no bolso do brasileiro. Se houver a mobilização da opinião pública, a trama da nova CPMF terá o mesmo destino que teve o antigo imposto do cheque; a derrota no Congresso Nacional.
No exercício do meu mandato de deputado federal, votei pelo fim da antiga CPMF por considerar que ela não era mais necessária e que existiam outros meios para o financiamento da saúde. Da mesma forma, fui contra a criação da nova CPMF e mostrei que o governo fazia terrorismo ao dizer que sem o imposto do cheque haveria o caos na saúde. O mundo não se acabou, como o governo alardeava, e até hoje não surgiram fatos novos suficientemente fortes para justificar, aos olhos da sociedade, a imposição de mais um tributo. É pura cortina de fumaça a versão dos governistas de que a nova CPMF será recriada por causa da queda da arrecadação federal e da epidemia da gripe suína. É possível enfrentar estes problemas emergenciais por outros caminhos que não o da criação de um imposto permanente.
A carga tributária brasileira bateu novo recorde em 2008 e aproxima-se dos 40% do PIB. É um fardo pesado demais para o brasileiro que trabalha quatro meses por ano para as diversas esferas de governo. Só a União abocanha os proventos de três meses do trabalhador. Não há, portanto, espaço para que seja jogado em suas costas mais um tributo, o que recomenda a adoção de outro remédio para o enfrentamento dos problemas conjunturais: o corte da gordura governamental, com a melhoria da qualidade de seus gastos. Mesmo em plena crise, o governo Lula continuou a aumentar irresponsavelmente seus gastos correntes que cresceram a índice superior ao da queda da arrecadação federal.
Falta dinheiro para o financiamento da saúde porque o governo Lula prioriza outras áreas. Só em 2009 a União terá que fazer frente a uma nova despesa de R$ 20 bilhões em decorrência dos reajustes concedidos aos servidores e neste ano a despesa com pessoal chegará a 170 bilhões de reais. Na verdade, quando o governo mobiliza sua base parlamentar para recriar a CPMF não o faz para financiar a saúde. O faz para colocar mais dinheiro em caixa em uma conjuntura que sua conta não fecha. E não há como fechar, se ele gasta mais do que arrecada.
Paulo Renato de Souza
O assalto ao contribuinte esbarrará na resistência da sociedade e dos partidos de oposição. Não está dado que o governo conseguirá o seu intento de meter a mão no bolso do brasileiro. Se houver a mobilização da opinião pública, a trama da nova CPMF terá o mesmo destino que teve o antigo imposto do cheque; a derrota no Congresso Nacional.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Sessão é Hoje
Coloco abaixo quais as matérias que vão ser apreciadas hoje a noite em plenário na câmara municipal:
VETO 05/2009 EXECUTIVO MUNICIPAL - VETA TOTALMENTE O AUTOGRAFO DE LEI Nº 13/09/CM (PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 03/2009 - AUTORIZAÇÃO DA CAMARA PARA APROVAÇÃO OU IMPLANTAÇÃO DE LOTEAMENTO)
VETO - 0006/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - VETA TOTALMENTE O AUTOGRAFO DE LEI Nº 16/09/CM (PROJETO DE LEI Nº 21/09 - COMUNICAR O CONTRIBUINTE DEVEDOR DAS CONTAS VENCIDAS)
PROJETO DE LEI - 0027/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - CRIA A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE LOUVEIRA - FUMHAB, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI - 0036/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - DISPÕE SOBRE CONCESSÃO DE PRÊMIO AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI - 0050/2009 - MESA DIRETORA - ALTERA A LEI 1735, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2005, PARA CRIAR CARGO DE PROVIMENTO EM C OMISSÃO.
PROJETO DE RESOLUÇÃO - 0004/2009 - RICARDO BARBOSA DE SOUZA - DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO, NA CÂMARA MUNICIPAL DE LOUVEIRA, DO PARLAMENTO JOVEM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
REQUERIMENTO - 0035/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - PÊSAMES PELO FALECIMENTO DO SENHOR JOSÉ GALVÃO. (24/06/2009)
REQUERIMENTO - 0036/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - PÊSAMES PELO FALECIMENTO DO SENHOR ANTONIO MIQUELETTO. (30/07/2009)
REQUERIMENTO - 0037/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - PÊSAMES PELO FALECIMENTO DO SENHOR FRANCISCO GOLFI. (28/07/2009)
REQUERIMENTO - 0038/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - PÊSAMES PELO FALECIMENTO DO SENHOR JOAQUINA BALDO. (30/07/2009)
MOÇÃO - 0017/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - CONGRATULAÇÕES PELO ANIVERSÁRIO DE VINTE E CINCO ANOS DA ESCOLA ODILON LEITE FERRAZ
MOÇÃO - 0018/2009 - ESTANISLAU STECK - CONGRATULAÇÕES PELA 11ª EDIÇÃO DA SEMANA ÍTALO LOUVEIRENSE E 59ª FESTA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA.
MOÇÃO - 0019/2009 - ESTANISLAU STECK - CONGRATULAÇÕES PELO DIA DO AGRICULTOR - 28 DE JULHO.
MOÇÃO - 0020/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - CONGRATULAÇÕES PELO DIAS DOS PAIS
INDICAÇÃO - 0514/2009 - JOSÉ CLODOALDO MARTINS - SOLICITA REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO PARA FUNCIONÁRIAS QUE TENHAM FILHOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
INDICAÇÃO - 0515/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA A IMPLANTAÇAO DE UM POSTO DA GUARDA MUNICIPAL NA AVENIDA PAULO PRADO, PRÓXIMO AO BANCO BRADESCO.
INDICAÇÃO - 0516/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA QUE SEJAM ESCALADOS GUARDAS MUNICIPAIS, NO CRUZAMENTO DAS RUAS: JOÃO VERARDO, JOÃO PAGOTO, SANTO SCARANCE E AV. RICIERI CHIQUETO, NOS HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS DA EEPG "PROFESSOR ALBERTO FERREIRA REZENDE".
INDICAÇÃO - 0517/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA KARL KIEBLOCK, NO RESIDENCIAL BURCH
INDICAÇÃO - 0518/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA LIMPEZA EM TODAS AS PRAÇAS DE NOSSA CIDADE.
INDICAÇÃO - 0519/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA AV PAULO PRADO.
INDICAÇÃO - 0520/2009 - AILTON DOMINGUES - SOLICITA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS OBJETIVANDO ENVIO A ESTA CASA, DE PROJETO DE LEI DISPONDO: "SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA DIVULGAÇÃO DE LISTAGENS DISTINTAS DE PACIENTES QUE AGUARDAM POR CONSULTAS EM ESPECIALIDADES, EXAMES E CIRURGIAS NA REDE MUNICÍPIO DE SAÚDE LOUVEIRA".
INDICAÇÃO - 0521/2009 - AILTON DOMINGUES - SOLICITA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS OBJETIVANDO ENVIO A ESTA CASA, DE PROJETO DE LEI DISPONDO: "SOBRE A INCLUSÃO DO PROGRAMA CONHECENDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DIRIGIDO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM EVENTOS REALIZADOS NA SEMANA DO DIA 12 DE OUTUBRO, NAS REDES DE ENSINO PÚBLICA E PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA".
INDICAÇÃO - 0522/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA ANTONIO CHICALHONE.
INDICAÇÃO - 0523/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA ARMANDO BERTIE, NESSE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0524/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA A COLOCAÇÃO DE LOMBADA NA RUA IRMÃ FIDELINA, EM FRENTE À ESCOLA EE ODILON LEITE FERRAZ.
INDICAÇÃO - 0525/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DE CORREGEDORIA DA BRIOSA GUARDA MUNICIPAL DE LOUVEIRA, COMO PREVÊ O ART. 44, PARÁGRAFO ÚNICO DO DEC. N.º 5.123/04
INDICAÇÃO - 0526/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA QUE SEJA ENVIADO A ESTA CASA DE LEIS, O ESTATUTO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE LOUVEIRA, PARA ANÁLISE E APROVAÇÃO DO MESMO.
INDICAÇÃO - 0527/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIA NA BRIOSA GUARDA MUNICIPAL DE LOUVEIRA, COMO PREVÊ O ART. 44, PARÁGRAFO ÚNICO DO DEC. N.º 5.123/04.
INDICAÇÃO - 0528/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA AVENIDA JOSÉ MAMPRIM, NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0529/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA QUE SEJA FEITA A REFORMA OU TROCA DA CAIXA DE ÁGUA NO JARDIM VISTA ALEGRE, BEM COMO A RETIRADA DE DUAS BOMBAS QUE ESTÃO PARADAS NO REFERIDO BAIRRO.
INDICAÇÃO - 0530/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA QUE SEJA PROVIDENCIADO O RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NA RUA ILDA MARIA SIMÕES, NO PARQUE DOS SABIÁS, NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0531/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA LEONE BERTOLINE, NO BAIRRO SANTO ANTONIO.
INDICAÇÃO - 0532/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA,REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA QUE SEJA PASSADA A MAQUINA, BEM COMO EFETUADO O ENCASCALHAMENTO DAS RUAS: OURO VERDE E TREZE DE MAIO, AMBAS NO BAIRRO VISTA ALEGRE, NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0533/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA QUE DÁ ACESSO DO BAIRRO FAIXA AZUL.
INDICAÇÃO - 0534/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA,REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA MANUTENÇÃO DA BOCA DE LOBO EXISTENTE NA RUA VITORIA, NO BAIRRO JARDIM BELA VISTA.
INDICAÇÃO - 0535/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE NA ESTRADA CESIRA LEOPOLDA PAVARIN BIASI, NO BAIRRO ABADIA.
INDICAÇÃO - 0536/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A CONSTRUÇÃO DE GUIAS, SARJETAS E GALERIAS DE ÁGUA PLUVIAL EM RUA EXISTENTE NO BAIRRO VASSORAL, PRÓXIMO A ÁGUA MINERAL RAIZ DA SERRA.
INDICAÇÃO - 0537/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A ILUMINAÇÃO DA PASSAGEM SOBRE A PONTE (VIADUTO) E A LINHA FÉRREA NO BAIRRO DO LEITÃO.
INDICAÇÃO - 0538/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO TRECHO QUE CORRESPONDE DO BAIRRO ABADIA ATÉ A ENTRADA DA CIDADE.
INDICAÇÃO - 0539/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A PODA DAS ÁRVORES EXISTENTES NA EMEI NICOLAU FINAMORE.
INDICAÇÃO - 0540/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A INSTALAÇÃO DE RADARES, SINALIZADORES E LOMBADAS, PRÓXIMOS A ENTRADA DO JARDIM SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E RESIDENCIAL CALDANA.
INDICAÇÃO - 0541/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A INSTALAÇÃO DE RADARES, SINALIZADORES E LOMBADAS, PRÓXIMOS AO TREVO DA ENTRADA DA CIDADE.
INDICAÇÃO - 0542/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A INSTALAÇÃO DE RADARES, SINALIZADORES E LOMBADAS, PRÓXIMOS AO TREVO DA ENTRADA DO BAIRRO ABADIA E JARDIM NOVA AMÉRICA.
INDICAÇÃO - 0543/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A INSTALAÇÃO DE RADARES, SINALIZADORES E LOMBADAS, PRÓXIMOS AO TREVO DE ACESSO A VILA PASTI, JARDIM 21 DE MARÇO E DAE.
INDICAÇÃO - 0544/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A CONSTRUÇÃO DE REDE DE ESGOTO NO BAIRRO VASSORAL.
INDICAÇÃO - 0545/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA SEJA EFETUADA A REFORMA E AMPLIAÇÃO DE PONTE NA ESTRADA TEREZA BIZZETO CESTAROLI, PRÓXIMO A CHÁCARA LOVATTI, COM COLOCAÇÃO DE ADUELAS.
INDICAÇÃO - 0546/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A REMOÇÃO DE LIXEIRA EXISTENTE EMBAIXO DA PONTE DO BAIRRO DO LEITÃO E POSTERIOR COLOCAÇÃO MAIS A FRENTE, SENTIDO ESTAÇÃO EXPERIMENTAL.
INDICAÇÃO - 0547/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A ALTERAÇÃO DA PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO DE CARRETAS E CAMINHÕES NA RUA KARL KIELBLOCK , NO RESIDENCIAL BURCK.
INDICAÇÃO - 0548/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADO O CASCALHAMENTO DO PÁTIO EXTERNO DA EMEI NICOLAU FINAMORE, COM DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS.
INDICAÇÃO - 0549/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A COLOCAÇÃO DE LOMBADAS OU REDUTORES DE VELOCIDADE NA RUA KARL KIELBLOCK NO RESIDENCIAL BURCK.
INDICAÇÃO - 0550/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON, ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA REFORMA NO PRÉDIO DA ESCOLA DA ABADIA, BEM COMO A CONSTRUÇÃO DE MURO OU COLOCAÇÃO DE ALAMBRADO, EM TORNO DA MESMA, PROVIDENCIAR TAMBÉM A CONSTRUÇAO DE UM PARQUINHO NO LOCAL.
INDICAÇÃO - 0551/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DE UMA LIXEIRA COMUNITÁRIA NA RUA FRANCISCO PEREIRA DUTRA, BAIRRO DA ESTIVA, NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0552/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A COLOCAÇÃO URGENTE DE PLACA DE IDENTIFICAÇÃO NA OBRA DE CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO SANTO ANTONIO, CONTENDO O VALOR DA OBRA, A EMPRESA QUE ESTÁ EXECUTANDO, A DATA DO INÍCIO E A DATA PREVISTA PARA ENTREGA COMPLETA.
INDICAÇÃO - 0553/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA MELHORIAS PARA O ESTACIONAMENTO DA ESCOLA EMEI NICOLAU FINAMORE.
INDICAÇÃO - 0554/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A MANUTENÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ÁGUA, TORNEIRAS E REGISTROS QUE APRESENTAM VAZAMENTOS NA EMEI NICOLAU FINAMORE.
INDICAÇÃO - 0555/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA QUE SE PASSE A MAQUINA EM TODAS AS ESTRADAS DE TERRA EXISTENTES NO MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0556/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJAM EFETUADOS SERVIÇOS DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS NA ESTRADA TEREZA BIZZETO CESTAROLI, PRÓXIMO À ESCOLA MUNICIPAL, ANTES DO ASFALTAMENTO DA REFERIDA ESTRADA.
INDICAÇÃO - 0557/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DE PONTO, DE ÔNIBUS COM RESPECTIVO ABRIGO, EM FRENTE OU PRÓXIMO A ESCOLA, DO BAIRRO DA ESTIVA, LOCALIZADA NA RUA FRANCISCO PEREIRA DUTRA, NESTE MUNICIPIO.
INDICAÇÃO - 0558/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA ORLANDO PASTI.
INDICAÇÃO - 0559/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA REFORMA E SUBSTITUIÇÃO DE ALGUNS BANCOS DANIFICADOS, NA PRAÇA MARIA APARECIDA LOURENCAO DO SANTOS E NA PRAÇA DA BÍBLIA, LOCALIZADAS NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0560/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA QUE SEJA COLOCADO CASCALHO NA ESTRADA MIGUEL BOSSI.
INDICAÇÃO - 0561/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA QUE SEJA REALIZADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA UBIRAJARA DE CAMARGO, NO BAIRRO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
INDICAÇÃO - 0562/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA ANTONIO NIERO NO LOTEAMENTO NIERO - CENTRO.
INDICAÇÃO - 0563/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA QUE SEJA CONSTRUÍDA UMA LOMBADA NA RUA JACOB LOURENÇON, NO BAIRRO SAGRADO CORAÇAO DE JESUS.
INDICAÇÃO - 0564/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA QUE SEJAM REALIZADAS MELHORIAS, BEM COMO A COLOCAÇÃO DE CANCELA NA PASSAGEM DA LINHA FÉRREA NA AV. TIRADENTES.
INDICAÇÃO - 0565/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA DESTACADA UMA VIATURA COM UM GUARDA MUNICIPAL PARA ATUAR DE PLANTÃO NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS EM PERÍODO NOTURNO NO BAIRRO MONTERREY.
PROJETO DE LEI - 0024/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON,ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - AUTORIZA AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE LOUVEIRA IMPLANTAR E EXECUTAR O PROGRAMA "POPULAÇÃO CONSCIENTE, CIDADE LIMPA E FELIZ".
PROJETO DE LEI - 0027/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - CRIA A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE LOUVEIRA - FUMHAB, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI - 0036/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - DISPÕE SOBRE CONCESSÃO DE PRÊMIO AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
VETO 05/2009 EXECUTIVO MUNICIPAL - VETA TOTALMENTE O AUTOGRAFO DE LEI Nº 13/09/CM (PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 03/2009 - AUTORIZAÇÃO DA CAMARA PARA APROVAÇÃO OU IMPLANTAÇÃO DE LOTEAMENTO)
VETO - 0006/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - VETA TOTALMENTE O AUTOGRAFO DE LEI Nº 16/09/CM (PROJETO DE LEI Nº 21/09 - COMUNICAR O CONTRIBUINTE DEVEDOR DAS CONTAS VENCIDAS)
PROJETO DE LEI - 0027/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - CRIA A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE LOUVEIRA - FUMHAB, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI - 0036/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - DISPÕE SOBRE CONCESSÃO DE PRÊMIO AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI - 0050/2009 - MESA DIRETORA - ALTERA A LEI 1735, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2005, PARA CRIAR CARGO DE PROVIMENTO EM C OMISSÃO.
PROJETO DE RESOLUÇÃO - 0004/2009 - RICARDO BARBOSA DE SOUZA - DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO, NA CÂMARA MUNICIPAL DE LOUVEIRA, DO PARLAMENTO JOVEM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
REQUERIMENTO - 0035/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - PÊSAMES PELO FALECIMENTO DO SENHOR JOSÉ GALVÃO. (24/06/2009)
REQUERIMENTO - 0036/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - PÊSAMES PELO FALECIMENTO DO SENHOR ANTONIO MIQUELETTO. (30/07/2009)
REQUERIMENTO - 0037/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - PÊSAMES PELO FALECIMENTO DO SENHOR FRANCISCO GOLFI. (28/07/2009)
REQUERIMENTO - 0038/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - PÊSAMES PELO FALECIMENTO DO SENHOR JOAQUINA BALDO. (30/07/2009)
MOÇÃO - 0017/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - CONGRATULAÇÕES PELO ANIVERSÁRIO DE VINTE E CINCO ANOS DA ESCOLA ODILON LEITE FERRAZ
MOÇÃO - 0018/2009 - ESTANISLAU STECK - CONGRATULAÇÕES PELA 11ª EDIÇÃO DA SEMANA ÍTALO LOUVEIRENSE E 59ª FESTA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA.
MOÇÃO - 0019/2009 - ESTANISLAU STECK - CONGRATULAÇÕES PELO DIA DO AGRICULTOR - 28 DE JULHO.
MOÇÃO - 0020/2009 - TODOS OS SENHORES VEREADORES - CONGRATULAÇÕES PELO DIAS DOS PAIS
INDICAÇÃO - 0514/2009 - JOSÉ CLODOALDO MARTINS - SOLICITA REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO PARA FUNCIONÁRIAS QUE TENHAM FILHOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
INDICAÇÃO - 0515/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA A IMPLANTAÇAO DE UM POSTO DA GUARDA MUNICIPAL NA AVENIDA PAULO PRADO, PRÓXIMO AO BANCO BRADESCO.
INDICAÇÃO - 0516/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA QUE SEJAM ESCALADOS GUARDAS MUNICIPAIS, NO CRUZAMENTO DAS RUAS: JOÃO VERARDO, JOÃO PAGOTO, SANTO SCARANCE E AV. RICIERI CHIQUETO, NOS HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS DA EEPG "PROFESSOR ALBERTO FERREIRA REZENDE".
INDICAÇÃO - 0517/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA KARL KIEBLOCK, NO RESIDENCIAL BURCH
INDICAÇÃO - 0518/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA LIMPEZA EM TODAS AS PRAÇAS DE NOSSA CIDADE.
INDICAÇÃO - 0519/2009 - JOÃO EVANGELISTA PEREIRA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA AV PAULO PRADO.
INDICAÇÃO - 0520/2009 - AILTON DOMINGUES - SOLICITA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS OBJETIVANDO ENVIO A ESTA CASA, DE PROJETO DE LEI DISPONDO: "SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA DIVULGAÇÃO DE LISTAGENS DISTINTAS DE PACIENTES QUE AGUARDAM POR CONSULTAS EM ESPECIALIDADES, EXAMES E CIRURGIAS NA REDE MUNICÍPIO DE SAÚDE LOUVEIRA".
INDICAÇÃO - 0521/2009 - AILTON DOMINGUES - SOLICITA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS OBJETIVANDO ENVIO A ESTA CASA, DE PROJETO DE LEI DISPONDO: "SOBRE A INCLUSÃO DO PROGRAMA CONHECENDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DIRIGIDO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM EVENTOS REALIZADOS NA SEMANA DO DIA 12 DE OUTUBRO, NAS REDES DE ENSINO PÚBLICA E PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA".
INDICAÇÃO - 0522/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA ANTONIO CHICALHONE.
INDICAÇÃO - 0523/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA ARMANDO BERTIE, NESSE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0524/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA A COLOCAÇÃO DE LOMBADA NA RUA IRMÃ FIDELINA, EM FRENTE À ESCOLA EE ODILON LEITE FERRAZ.
INDICAÇÃO - 0525/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DE CORREGEDORIA DA BRIOSA GUARDA MUNICIPAL DE LOUVEIRA, COMO PREVÊ O ART. 44, PARÁGRAFO ÚNICO DO DEC. N.º 5.123/04
INDICAÇÃO - 0526/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA QUE SEJA ENVIADO A ESTA CASA DE LEIS, O ESTATUTO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE LOUVEIRA, PARA ANÁLISE E APROVAÇÃO DO MESMO.
INDICAÇÃO - 0527/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIA NA BRIOSA GUARDA MUNICIPAL DE LOUVEIRA, COMO PREVÊ O ART. 44, PARÁGRAFO ÚNICO DO DEC. N.º 5.123/04.
INDICAÇÃO - 0528/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA AVENIDA JOSÉ MAMPRIM, NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0529/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA QUE SEJA FEITA A REFORMA OU TROCA DA CAIXA DE ÁGUA NO JARDIM VISTA ALEGRE, BEM COMO A RETIRADA DE DUAS BOMBAS QUE ESTÃO PARADAS NO REFERIDO BAIRRO.
INDICAÇÃO - 0530/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA QUE SEJA PROVIDENCIADO O RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NA RUA ILDA MARIA SIMÕES, NO PARQUE DOS SABIÁS, NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0531/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA LEONE BERTOLINE, NO BAIRRO SANTO ANTONIO.
INDICAÇÃO - 0532/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA,REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA QUE SEJA PASSADA A MAQUINA, BEM COMO EFETUADO O ENCASCALHAMENTO DAS RUAS: OURO VERDE E TREZE DE MAIO, AMBAS NO BAIRRO VISTA ALEGRE, NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0533/2009 - REGINALDO RODRIGUES DE SOUZA - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA QUE DÁ ACESSO DO BAIRRO FAIXA AZUL.
INDICAÇÃO - 0534/2009 - ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA,REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA MANUTENÇÃO DA BOCA DE LOBO EXISTENTE NA RUA VITORIA, NO BAIRRO JARDIM BELA VISTA.
INDICAÇÃO - 0535/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE NA ESTRADA CESIRA LEOPOLDA PAVARIN BIASI, NO BAIRRO ABADIA.
INDICAÇÃO - 0536/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A CONSTRUÇÃO DE GUIAS, SARJETAS E GALERIAS DE ÁGUA PLUVIAL EM RUA EXISTENTE NO BAIRRO VASSORAL, PRÓXIMO A ÁGUA MINERAL RAIZ DA SERRA.
INDICAÇÃO - 0537/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A ILUMINAÇÃO DA PASSAGEM SOBRE A PONTE (VIADUTO) E A LINHA FÉRREA NO BAIRRO DO LEITÃO.
INDICAÇÃO - 0538/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A ILUMINAÇÃO PÚBLICA NO TRECHO QUE CORRESPONDE DO BAIRRO ABADIA ATÉ A ENTRADA DA CIDADE.
INDICAÇÃO - 0539/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A PODA DAS ÁRVORES EXISTENTES NA EMEI NICOLAU FINAMORE.
INDICAÇÃO - 0540/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A INSTALAÇÃO DE RADARES, SINALIZADORES E LOMBADAS, PRÓXIMOS A ENTRADA DO JARDIM SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E RESIDENCIAL CALDANA.
INDICAÇÃO - 0541/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A INSTALAÇÃO DE RADARES, SINALIZADORES E LOMBADAS, PRÓXIMOS AO TREVO DA ENTRADA DA CIDADE.
INDICAÇÃO - 0542/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A INSTALAÇÃO DE RADARES, SINALIZADORES E LOMBADAS, PRÓXIMOS AO TREVO DA ENTRADA DO BAIRRO ABADIA E JARDIM NOVA AMÉRICA.
INDICAÇÃO - 0543/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A INSTALAÇÃO DE RADARES, SINALIZADORES E LOMBADAS, PRÓXIMOS AO TREVO DE ACESSO A VILA PASTI, JARDIM 21 DE MARÇO E DAE.
INDICAÇÃO - 0544/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A CONSTRUÇÃO DE REDE DE ESGOTO NO BAIRRO VASSORAL.
INDICAÇÃO - 0545/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA SEJA EFETUADA A REFORMA E AMPLIAÇÃO DE PONTE NA ESTRADA TEREZA BIZZETO CESTAROLI, PRÓXIMO A CHÁCARA LOVATTI, COM COLOCAÇÃO DE ADUELAS.
INDICAÇÃO - 0546/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A REMOÇÃO DE LIXEIRA EXISTENTE EMBAIXO DA PONTE DO BAIRRO DO LEITÃO E POSTERIOR COLOCAÇÃO MAIS A FRENTE, SENTIDO ESTAÇÃO EXPERIMENTAL.
INDICAÇÃO - 0547/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A ALTERAÇÃO DA PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO DE CARRETAS E CAMINHÕES NA RUA KARL KIELBLOCK , NO RESIDENCIAL BURCK.
INDICAÇÃO - 0548/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADO O CASCALHAMENTO DO PÁTIO EXTERNO DA EMEI NICOLAU FINAMORE, COM DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS.
INDICAÇÃO - 0549/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A COLOCAÇÃO DE LOMBADAS OU REDUTORES DE VELOCIDADE NA RUA KARL KIELBLOCK NO RESIDENCIAL BURCK.
INDICAÇÃO - 0550/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON, ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - SOLICITA REFORMA NO PRÉDIO DA ESCOLA DA ABADIA, BEM COMO A CONSTRUÇÃO DE MURO OU COLOCAÇÃO DE ALAMBRADO, EM TORNO DA MESMA, PROVIDENCIAR TAMBÉM A CONSTRUÇAO DE UM PARQUINHO NO LOCAL.
INDICAÇÃO - 0551/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DE UMA LIXEIRA COMUNITÁRIA NA RUA FRANCISCO PEREIRA DUTRA, BAIRRO DA ESTIVA, NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0552/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A COLOCAÇÃO URGENTE DE PLACA DE IDENTIFICAÇÃO NA OBRA DE CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO SANTO ANTONIO, CONTENDO O VALOR DA OBRA, A EMPRESA QUE ESTÁ EXECUTANDO, A DATA DO INÍCIO E A DATA PREVISTA PARA ENTREGA COMPLETA.
INDICAÇÃO - 0553/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA MELHORIAS PARA O ESTACIONAMENTO DA ESCOLA EMEI NICOLAU FINAMORE.
INDICAÇÃO - 0554/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A MANUTENÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ÁGUA, TORNEIRAS E REGISTROS QUE APRESENTAM VAZAMENTOS NA EMEI NICOLAU FINAMORE.
INDICAÇÃO - 0555/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA QUE SE PASSE A MAQUINA EM TODAS AS ESTRADAS DE TERRA EXISTENTES NO MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0556/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJAM EFETUADOS SERVIÇOS DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS NA ESTRADA TEREZA BIZZETO CESTAROLI, PRÓXIMO À ESCOLA MUNICIPAL, ANTES DO ASFALTAMENTO DA REFERIDA ESTRADA.
INDICAÇÃO - 0557/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DE PONTO, DE ÔNIBUS COM RESPECTIVO ABRIGO, EM FRENTE OU PRÓXIMO A ESCOLA, DO BAIRRO DA ESTIVA, LOCALIZADA NA RUA FRANCISCO PEREIRA DUTRA, NESTE MUNICIPIO.
INDICAÇÃO - 0558/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA QUE SEJA EFETUADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA ORLANDO PASTI.
INDICAÇÃO - 0559/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON - SOLICITA REFORMA E SUBSTITUIÇÃO DE ALGUNS BANCOS DANIFICADOS, NA PRAÇA MARIA APARECIDA LOURENCAO DO SANTOS E NA PRAÇA DA BÍBLIA, LOCALIZADAS NESTE MUNICÍPIO.
INDICAÇÃO - 0560/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA QUE SEJA COLOCADO CASCALHO NA ESTRADA MIGUEL BOSSI.
INDICAÇÃO - 0561/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA QUE SEJA REALIZADA A OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA UBIRAJARA DE CAMARGO, NO BAIRRO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
INDICAÇÃO - 0562/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA OPERAÇÃO TAPA - BURACO NA RUA ANTONIO NIERO NO LOTEAMENTO NIERO - CENTRO.
INDICAÇÃO - 0563/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA QUE SEJA CONSTRUÍDA UMA LOMBADA NA RUA JACOB LOURENÇON, NO BAIRRO SAGRADO CORAÇAO DE JESUS.
INDICAÇÃO - 0564/2009 - EDMAR PINHEIRO DE LIMA - SOLICITA QUE SEJAM REALIZADAS MELHORIAS, BEM COMO A COLOCAÇÃO DE CANCELA NA PASSAGEM DA LINHA FÉRREA NA AV. TIRADENTES.
INDICAÇÃO - 0565/2009 - ESTANISLAU STECK - SOLICITA QUE SEJA DESTACADA UMA VIATURA COM UM GUARDA MUNICIPAL PARA ATUAR DE PLANTÃO NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS EM PERÍODO NOTURNO NO BAIRRO MONTERREY.
PROJETO DE LEI - 0024/2009 - REGINALDO FERNANDO LOURENÇON,ANTÔNIO MARCOS DE OLIVEIRA FERREIRA - AUTORIZA AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE LOUVEIRA IMPLANTAR E EXECUTAR O PROGRAMA "POPULAÇÃO CONSCIENTE, CIDADE LIMPA E FELIZ".
PROJETO DE LEI - 0027/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - CRIA A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE LOUVEIRA - FUMHAB, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PROJETO DE LEI - 0036/2009 - EXECUTIVO MUNICIPAL - DISPÕE SOBRE CONCESSÃO DE PRÊMIO AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Amanhã
Olá gente.
Amanhã reiniciaremos o trabalho legislativo.
As sessão volta e pelo jeito a todo pavor.
Quero convidar você que pode a estar aqui na Câmara Municipal à partir das 19h30.
Amanhã vou colocar no blog as matérias que vão ser apreciadas na sessão.
Abraço à todos ,
Boa semana.
Seu amigo,
Ricardo Barbosa
Amanhã reiniciaremos o trabalho legislativo.
As sessão volta e pelo jeito a todo pavor.
Quero convidar você que pode a estar aqui na Câmara Municipal à partir das 19h30.
Amanhã vou colocar no blog as matérias que vão ser apreciadas na sessão.
Abraço à todos ,
Boa semana.
Seu amigo,
Ricardo Barbosa
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Em São Paulo
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Audiência Pública em Indaiatuba
Olá Amigos,
Hoje estarei conhecendo o vereador de Indaiatuba Bruno Ganem, vou participar de uma audência pública sobre o Projeto Telhado Verde que ele está propondo para a cidade.
Para conhecer mais projetos do Bruno acessem:
Abraços à todos,
Ricardo Barbosa
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Louveira
E aí gente??
Desculpe a sumida.
uitas coisas aconteceram nesses dias. Semana passada a festa de Santo Antônio terminou com saldo muito positivo.
Também estive conversando com o vice-prefeito Luiz Fernando Machado de Jundiaí, na quarta feira, um cara jovem, com muita vontade de trabalhar. Conversamos sobre a política regional e trocamos várias informações. Foi tempo muito bom!
Participei também da Conferencia Municipal de Assistência Social, uma palestra com Dra Vânia (PUC/SP). Muitas idéias surgiram, coisas fervilhando na cabeça e já estou abraçando a causa de trabalhar para implantação de uma verdadeira política municipal de assistência social.
Por enquanto é isso! A semana promete! Amanhã vários encontros, conversas... e creio ter novidades pro final de semana.
Abraços,
Boa semana.
ricardo barbosa
Desculpe a sumida.
uitas coisas aconteceram nesses dias. Semana passada a festa de Santo Antônio terminou com saldo muito positivo.
Também estive conversando com o vice-prefeito Luiz Fernando Machado de Jundiaí, na quarta feira, um cara jovem, com muita vontade de trabalhar. Conversamos sobre a política regional e trocamos várias informações. Foi tempo muito bom!
Participei também da Conferencia Municipal de Assistência Social, uma palestra com Dra Vânia (PUC/SP). Muitas idéias surgiram, coisas fervilhando na cabeça e já estou abraçando a causa de trabalhar para implantação de uma verdadeira política municipal de assistência social.
Por enquanto é isso! A semana promete! Amanhã vários encontros, conversas... e creio ter novidades pro final de semana.
Abraços,
Boa semana.
ricardo barbosa
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Final de Semana
Olá Gente !!!
Estou aqui pra avisar que este é o último final de semana da Festa de Santo Antonio .
Quero convidar você e sua família pra passar um tempo bom no ambiente familiar desta festa tradicional da nossa cidade.
Espero você lá.
Uma abraço, bom final de semana.
Ricardo Barbosa
Estou aqui pra avisar que este é o último final de semana da Festa de Santo Antonio .
Quero convidar você e sua família pra passar um tempo bom no ambiente familiar desta festa tradicional da nossa cidade.
Espero você lá.
Uma abraço, bom final de semana.
Ricardo Barbosa
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Semana Nova
Oi gente!! Muito Frio???
To aqui pra dizer que esse foi mais um final de semana de muito trabalho na Festa de Santo Antonio, mesmo com frio o pessoal tá participando e a festa vai indo bem.Essa semana também promete aqui na Câmara.
Hoje tem audiência pública pra discutir a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Infelizmente quase não há divulgação, o que impede que a população possa participar e não tenha acesso às informações necessárias. Mas você que está acompanhando este blog, participe! Hoje, na Câmara Municipal as 19h30. Apareça por lá, participe, dê sua sugestão. Hoje é o dia em que você pode falar, reivindicar e falar sobre a necessidade do seu bairro, pedir melhorias ou serviços.Amanhã tem sessão na câmara, que também deve ser bem agitada. Ainda mais agora que uma ação
civil pública contra os vereadores foi impetrada pelo juiz, reduzindo nosso salário. Mas vou falar mais sobre isso amanhã.
Por enquanto é isso! Boa semana pra todo mundo!!!!
Abraço,
Ricardo Barbosa
To aqui pra dizer que esse foi mais um final de semana de muito trabalho na Festa de Santo Antonio, mesmo com frio o pessoal tá participando e a festa vai indo bem.Essa semana também promete aqui na Câmara.
Hoje tem audiência pública pra discutir a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Infelizmente quase não há divulgação, o que impede que a população possa participar e não tenha acesso às informações necessárias. Mas você que está acompanhando este blog, participe! Hoje, na Câmara Municipal as 19h30. Apareça por lá, participe, dê sua sugestão. Hoje é o dia em que você pode falar, reivindicar e falar sobre a necessidade do seu bairro, pedir melhorias ou serviços.Amanhã tem sessão na câmara, que também deve ser bem agitada. Ainda mais agora que uma ação
civil pública contra os vereadores foi impetrada pelo juiz, reduzindo nosso salário. Mas vou falar mais sobre isso amanhã.
Por enquanto é isso! Boa semana pra todo mundo!!!!
Abraço,
Ricardo Barbosa
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Um dia de cada vez.....
Oi Gente !!!
Estes dias tem sido bem intensos.
Estamos nos reunindo todas as noites para tratar sobre a LDO e como vereador fiz algumas emendas.
Na próxima semana publico sobre elas aqui no blog.Na terça feira também participei da reunião de comissões, quando discutimos tudo o que vamos votar na sessão da próxima terça feira.
Conversamos também com o pessoal do Meio Ambiente, estamos trabalhanso em um projeto em parceria com eles. Daqui uns dias também quero publicar sobre isso.
Por enquanto é só.
Abraços.
Estes dias tem sido bem intensos.
Estamos nos reunindo todas as noites para tratar sobre a LDO e como vereador fiz algumas emendas.
Na próxima semana publico sobre elas aqui no blog.Na terça feira também participei da reunião de comissões, quando discutimos tudo o que vamos votar na sessão da próxima terça feira.
Conversamos também com o pessoal do Meio Ambiente, estamos trabalhanso em um projeto em parceria com eles. Daqui uns dias também quero publicar sobre isso.
Por enquanto é só.
Abraços.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Terça Feira
Oi Gente !!!
Ontem o dia foi bem produtivo, tivemos uma reunião entre os vereadores e o administrativo da câmara sobre a LDO. E o que é LDO ?
LDO significa Lei de Diretrizes Orçamentária, introduzida no sistema orçamentário brasileiro pela Constituição de 1988. É um projeto de lei que submete o Executivo (Prefeitura) ao Legislativo (Vereadores) a fim de estabelecer as regras para a elaboração do orçamento do exercício seguinte.
E é sobre isso que tenho me debruçado nesses dias, buscando as informações necessárias, pois é através da LDO que farei emendas e vou expor as necessidades de nosso município para que algumas delas possam ser atendidas, por exemplo: asfaltamento de ruas, construção de creches, postos de saúde, etc. Tudo isso é apresentado pela LDO.
Também é bom ficar atento, pois haverá nos próximos dias uma Audiência Pública, em que o povo pode se manifestar e apresentar pedidos e necessidades de seus bairros para que sejam incluídos no orçamento municipal através da LDO.
Por enquanto é só.
Hoje tem reunião de comissões.Amanhã falo mais sobre isso.
Abraços,
Ricardo Barbosa.
Ontem o dia foi bem produtivo, tivemos uma reunião entre os vereadores e o administrativo da câmara sobre a LDO. E o que é LDO ?
LDO significa Lei de Diretrizes Orçamentária, introduzida no sistema orçamentário brasileiro pela Constituição de 1988. É um projeto de lei que submete o Executivo (Prefeitura) ao Legislativo (Vereadores) a fim de estabelecer as regras para a elaboração do orçamento do exercício seguinte.
E é sobre isso que tenho me debruçado nesses dias, buscando as informações necessárias, pois é através da LDO que farei emendas e vou expor as necessidades de nosso município para que algumas delas possam ser atendidas, por exemplo: asfaltamento de ruas, construção de creches, postos de saúde, etc. Tudo isso é apresentado pela LDO.
Também é bom ficar atento, pois haverá nos próximos dias uma Audiência Pública, em que o povo pode se manifestar e apresentar pedidos e necessidades de seus bairros para que sejam incluídos no orçamento municipal através da LDO.
Por enquanto é só.
Hoje tem reunião de comissões.Amanhã falo mais sobre isso.
Abraços,
Ricardo Barbosa.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Mais uma semana !!!!
Bom Dia Gente!
Espero que todos tenham passado um final de semana com feriado bem.
O final de semana foi de muito trabalho na Festa de Santo Antonio! Também aproveitei o tempo com a família e fiz algumas visitas.
Quero agradecer ao pessoal da FOLHA DE LOUVEIRA que divulgou nosso blog. Nossos acessos só estão que aumentam!Mando aqui também um abraço pro pessoal da Novo Tempo, em especial ao Eduardo Sona, do Louveira News, que também tem divulgado nosso blog.
Queria deixar a dica desse blog: BLOG DO BARBEIRO http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/blogdobarbeiro/
Vale a pena ler os textos deste importante jornalista (Heródoto Barbeiro) sobre o Brasil.
Informe-se e participe!
Por enquanto é isso.
Um abraço!
Ricardo Barbosa
Espero que todos tenham passado um final de semana com feriado bem.
O final de semana foi de muito trabalho na Festa de Santo Antonio! Também aproveitei o tempo com a família e fiz algumas visitas.
Quero agradecer ao pessoal da FOLHA DE LOUVEIRA que divulgou nosso blog. Nossos acessos só estão que aumentam!Mando aqui também um abraço pro pessoal da Novo Tempo, em especial ao Eduardo Sona, do Louveira News, que também tem divulgado nosso blog.
Queria deixar a dica desse blog: BLOG DO BARBEIRO http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/blogdobarbeiro/
Vale a pena ler os textos deste importante jornalista (Heródoto Barbeiro) sobre o Brasil.
Informe-se e participe!
Por enquanto é isso.
Um abraço!
Ricardo Barbosa
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Sobre Ontem
Oi Gente !!!
CEI da Saúde
Ontem tivemos mais uma sessão.
Creio que a votação mais esperada da sessão era o requerimento complementar sobre a CEI da Saúde. Votei a favor por acreditar que a investigação tem que ser completa mesmo, sendo coerente com minha primeira votação.
Agora começa o trabalho e realmente espero que a comissão faça um bom trabalho, a população de Louveira espera isso. Também espero que essa CEI não seja palco político onde A quer derrubar B. Espero que a comissão possa apresentar esclarecimentos sobre tudo que vem acontecendo na Santa Casa de Louveira.
Festa de Santo Antonio
Quero deixar registrado aqui que a partir de amanhã tem Festa de Santo Antonio! Convido você a passar por lá nesse final de semana prolongado. Estarei por lá, caso queira me achar só dar uma volta na festa.
Blog
A idéia é que através desse meio de comunicação possa estar mais perto de você. Por isso, caso tenha alguma sugestão, reclamação ou queira tirar alguma dúvida, fique a vontade para nos escrever ou nos procurar para que possamos juntos buscar cada vez mais uma Louveira melhor.
Reunião com diretores/coordenadores das Escolas Estaduais
Ontem estive reunido com os diretores das escolas estaduais de Louveira para ouvir as demandas, falar sobre alguns projetos e colocar o mandato a disposição. Foi um tempo muito bom. Daqui alguns dias, teremos mais informações sobre o desdobramento desse encontro
Bom feriado a todos !!!!!
Um abraço,
Ricardo Barbosa
CEI da Saúde
Ontem tivemos mais uma sessão.
Creio que a votação mais esperada da sessão era o requerimento complementar sobre a CEI da Saúde. Votei a favor por acreditar que a investigação tem que ser completa mesmo, sendo coerente com minha primeira votação.
Agora começa o trabalho e realmente espero que a comissão faça um bom trabalho, a população de Louveira espera isso. Também espero que essa CEI não seja palco político onde A quer derrubar B. Espero que a comissão possa apresentar esclarecimentos sobre tudo que vem acontecendo na Santa Casa de Louveira.
Festa de Santo Antonio
Quero deixar registrado aqui que a partir de amanhã tem Festa de Santo Antonio! Convido você a passar por lá nesse final de semana prolongado. Estarei por lá, caso queira me achar só dar uma volta na festa.
Blog
A idéia é que através desse meio de comunicação possa estar mais perto de você. Por isso, caso tenha alguma sugestão, reclamação ou queira tirar alguma dúvida, fique a vontade para nos escrever ou nos procurar para que possamos juntos buscar cada vez mais uma Louveira melhor.
Reunião com diretores/coordenadores das Escolas Estaduais
Ontem estive reunido com os diretores das escolas estaduais de Louveira para ouvir as demandas, falar sobre alguns projetos e colocar o mandato a disposição. Foi um tempo muito bom. Daqui alguns dias, teremos mais informações sobre o desdobramento desse encontro
Bom feriado a todos !!!!!
Um abraço,
Ricardo Barbosa
terça-feira, 9 de junho de 2009
Dia de Sessão
Olá Gente !!!
Hoje é um dia cheio de expectativas para mim como vereador, pois é durante a sessão de hoje que votamos e decidimos projetos que darão rumo a nossa cidade.
Projetos, vetos, votos... Decisões que devem ser bem pensadas. E hoje teremos a oportunidade de tomar algumas decisões que irão perdurar por longos anos. Especialmente quando temos que discutir e decidir sobre assuntos importantes, me lembro ainda mais da responsabilidade que tenho com Louveira.
Por isso queria convidar você a conhecer como funciona uma sessão, hoje às 19h30 na Câmara Municipal. Você poderá acompanhar também via internet, através do site: www.camaralouveira.sp.gov.br
Por enquanto é isso! Espero te encontrar hoje a noite na câmara ou via internet.
Abraços.
Por uma Louveira melhor,
Ricardo Barbosa
Hoje é um dia cheio de expectativas para mim como vereador, pois é durante a sessão de hoje que votamos e decidimos projetos que darão rumo a nossa cidade.
Projetos, vetos, votos... Decisões que devem ser bem pensadas. E hoje teremos a oportunidade de tomar algumas decisões que irão perdurar por longos anos. Especialmente quando temos que discutir e decidir sobre assuntos importantes, me lembro ainda mais da responsabilidade que tenho com Louveira.
Por isso queria convidar você a conhecer como funciona uma sessão, hoje às 19h30 na Câmara Municipal. Você poderá acompanhar também via internet, através do site: www.camaralouveira.sp.gov.br
Por enquanto é isso! Espero te encontrar hoje a noite na câmara ou via internet.
Abraços.
Por uma Louveira melhor,
Ricardo Barbosa
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Festa de Santo Antonio
Olá Amigos !
Estou aqui pra falar sobre a tradicional Festa de Santo Antonio, que começou no sábado.
Festa muito boa! Um ambiente familiar, as pessoas participando... esse primeiro final de semana valeu a pena.
Queria convidá-lo para prestigiar a festa nesta semana. Começa na quinta-feira e vai até domingo. Será muito bom se você puder participar!
Por enquanto é isso! Passei o final de semanai com a familia e os amigos da Festa de Santo Antônio. Durante esse mês, estarei por lá todos os finais de semana.
Amanhã passo por aqui pra falar um pouco sobre as votações e o que nos espera na Câmara amanhã.
Um abraço à todos !!!
Seu amigo,
Ricardo Barbosa
Estou aqui pra falar sobre a tradicional Festa de Santo Antonio, que começou no sábado.
Festa muito boa! Um ambiente familiar, as pessoas participando... esse primeiro final de semana valeu a pena.
Queria convidá-lo para prestigiar a festa nesta semana. Começa na quinta-feira e vai até domingo. Será muito bom se você puder participar!
Por enquanto é isso! Passei o final de semanai com a familia e os amigos da Festa de Santo Antônio. Durante esse mês, estarei por lá todos os finais de semana.
Amanhã passo por aqui pra falar um pouco sobre as votações e o que nos espera na Câmara amanhã.
Um abraço à todos !!!
Seu amigo,
Ricardo Barbosa
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Começo
Quero dizer que a partir de agora vamos ter mais um meio para nossa comunicação.
Através desse blog estarei mais perto de você, atuallizando informações e registrando os projetos de lei e requerimentos que tenho proposto na câmara.
Mas o principal objetivo é que através desse blog eu possa ouvir você, receber sugestões e saber o que você tem a dizer sobre Louveira.
Por isso, seja bem vindo !!!!!
O Futuro é agora !!!!
Abraços
seu amigo,
Ricardo Barbosa
Através desse blog estarei mais perto de você, atuallizando informações e registrando os projetos de lei e requerimentos que tenho proposto na câmara.
Mas o principal objetivo é que através desse blog eu possa ouvir você, receber sugestões e saber o que você tem a dizer sobre Louveira.
Por isso, seja bem vindo !!!!!
O Futuro é agora !!!!
Abraços
seu amigo,
Ricardo Barbosa
Assinar:
Postagens (Atom)